Gostou do artigo? Compartilhe!

Nervio Óptico

A+ A- $ChangeFontSize$
Vote

Segundo par craneal. El nervio óptico transmite la información visual desde la retina1 hasta el cerebro2. Este transporta los axones desde las células3 del ganglio4 retinal que se organizan en el quiasma5 óptico y continúan a través de las vías ópticas hacia el cerebro2. La mayor proyección se realiza hacia los núcleos geniculados laterales; otros importantes objetivos incluye a los colículos superiores6 y a los núcleos supraquiasmáticos. El nervio óptico forma parte del sistema nervioso central en lugar del periférico aunque está agrupado en éste con los otros nervios craneales.

$glossary$

1 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Gânglio: 1. Na anatomia geral, é um corpo arredondado de tamanho e estrutura variável; nodo, nódulo. 2. Em patologia, é um pequeno tumor cístico localizado em uma bainha tendinosa ou em uma cápsula articular, especialmente nas mãos, punhos e pés.
5 Quiasma: Cruzamento em forma de X. Em genética, é a estrutura em forma de cruz, formada pela superposição de cromátides de cromossomos homólogos, durante a meiose, relacionada com o processo de permutação.
6 Colículos Superiores: Par anterior dos corpos quadrigêmeos contendo os centros da função visual.