Gostou do artigo? Compartilhe!

Cuerpos de Inclusión

A+ A- $ChangeFontSize$
Vote

Término genérico utilizado para designar cualquier masa circunscrita de materiales ajenos a la célula1 (por ejemplo plomo o virus2) o metabólicamente inactivos (por ejemplo los cuerpos ceroides de Mallory) presentes en el citoplasma3 o el núcleo de una célula1. Los cuerpos de inclusión se encuentran en las células4 infectadas con determinados virus2 filtrables, observados especialmente en las células4 nerviosas, epiteliales o endoteliales. (Stedman, 25th ed)

$glossary$

1 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Citoplasma: A parte da célula que contém o CITOSSOL e pequenas estruturas, excluindo o NÚCLEO CELULAR, MITOCÔNDRIA e os VACÚOLOS grandes. (Tradução livre do original
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.