Gostou do artigo? Compartilhe!

Linfocitos T CD4-Positivos

A+ A- $ChangeFontSize$
Vote

Subpoblación clave de linfocitos T involucrados en la inducción de la mayoría de las funciones inmunológicas. El virus1 del HIV2 tiene un tropismo3 selectivo para la célula4 T4 que expresa el marcador fenotípico5 CD4, un receptor para el HIV2. De hecho, el elemento clave en la inmunosupresión profunda que se observa en la infección por el HIV2 es el agotamiento de este subconjunto de linfocitos T.

$glossary$

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Tropismo: Reação de organismos fixos ou de suas partes, que consiste na mudança de orientação determinada por estímulos externos, dita positiva quando em direção ao estímulo e negativa quando se afasta do mesmo.
4 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
5 Fenotípico: Referente a fenótipo, ou seja, à manifestação visível ou detectável de um genótipo. Características físicas, morfológicas e fisiológicas do organismo.